sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Generais, Coronéis e um Capitão !


"O Capitão Rapadura nasceu nos anos 70, fruto da criatividade inquieta do cartunista MINO. O governo militar traçava uma linha tênue entre os podes e não podes do mundo da comunicação, e andando nesta corda-bamba, o super-herói Capitão Rapadura surgia com valores puros e uma ingenuidade à toda prova.

Dotado destes, entre outros Rapa-Poderes, o Capitão falava dos buracos na cidade, da carestia, de problemas que o homem comum enfrentava no seu cotidiano e que um olhar mais agudo teria provocado arrepios nos Generais e Coronéis da época.

Como o Capitão Rapadura pôde falar de tantos problemas sociais tendo surgido em pleno regime militar? Como a censura da época deixava passar seu humor contestador? Como os Generais e Coronéis permitiram voos tão altos reclamando melhorias por meio da crítica? Teria sido o Capitão Rapadura o ombudsman da ditadura? Estas perguntas certamente requerem uma investigação profunda e os teóricos e acadêmicos poderão debruçar-se sobre elas por muito tempo à procura de contemplá-las, mas para todos fica o alívio de saber que se o regime era conduzido por Generais e Coronéis, o humor estava à cargo de um virtuoso Capitão."

Texto de JJ Marreiro
Arte de Cristiano Lopez e Kaléo Mendes