sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O Bem Viver



A essência da vida é o bem viver, e para assim se viver tem que aprender. O ser humano é o animal que engatinha toda a sua vida, pois para ele, sempre há o que aprender. Onde quer que esteja, sempre estará nos seus primeiros passos, seja o que for que esteja a fazer.

Aprender, aprender, aprender, eis a regra primeira a se aprender. Quer ser feliz? Seja sempre um aprendiz.

Pergunte-se sempre:
— Porque agi assim, porque tal coisa eu fiz? Pois o homem feliz é o ignorante que se reconhece assim. Ele ouve mais do que fala e, ao falar, fica atento, sempre pronto a corrigir-se. Seu mestre é o erro e são seus tropeços que o levam ao caminho da perfeição.

O certo é o que foi corrigido. O feito, o que foi tentado. O sucesso é o resultado dos ensaios.

O homem erra quase o tanto quanto respira e está certo quando sabe disso.

No bem viver não se julga nem se reprova, e quem vive assim sabe que essa é a maior prova. Guarda o silêncio como ouro, mas os bens do seu tesouro a todos concede, pois guarda, mas não entesoura, poupa, mas também aplica. Com carinho corrige e, afagando, adverte. Eis o super-homem, meu filho, aquele verdadeiro que voa fora da revista. O ser forte, compassivo, quase impecável, quase irrepreensível.

E esse pode ser você, se ser assim for o seu querer. Torço para que seja, por a riqueza dessa vida é o saber bem viver. E para assim levara vida, cheia de arte e riqueza e com toda a nobreza que a existência possa ter, basta lembrar, sem jamais esquecer, que a conquista do essencial começa e nunca termina no eterno aprender.